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Como Desenvolver Personas Efetivas?

Para obter sucesso com o Marketing, é preciso entender a audiência e saber com quem está se falando. Assim, os conteúdos possam sustentar as conversações com os clientes. Esse processo pode ser feito através do processo de criação de personas.

Uma persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Criar uma persona é um dos passos mais importantes para a estratégia de Marketing, ajudando a empresa  a conseguir os melhores resultados.

Criar e montar uma Persona pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para desenvolver Personas efetivas para o seu negócio. Confira!

Avalie Todas Informações Disponíveis

Para obter informações sobre o cliente é importante analisar os relatórios de acessos nas páginas do site, origem do tráfego, comportamento do consumidor, produtos mais vendidos, ticket médio e publicações que mais geraram engajamento. Assim, é possível extrair várias informações que serão usadas na composição da persona. 

Crie um Questionário Completo

A principal forma utilizada para uma pesquisa de persona é a coleta de dados do seu cliente, a partir de perguntas direcionadas ao produto da empresa. Nessa etapa é preciso criar um questionário com as principais informações que devem ser coletadas e entrar em contato com o seu público:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu nível de escolaridade?
  • Qual a sua profissão e escolaridade?
  • Qual a sua renda média mensal?
  • Qual o seu estado civil?
  • Tem filhos?
  • Onde você mora?
  • Quais são seus maiores desafios?
  • Quais são seus maiores medos?
  • O que lhe frustra?
  • Qual o seu maior sonho?
  • Qual a visão que a persona tem de si mesma no futuro?
  • Quais são as suas principais fontes de informação?
  • Quais as suas redes sociais favoritas?
  • Quais assuntos mais despertam a sua atenção?
  • Que estilo de conteúdo mais gosta de consumir (artigos, vídeos, podcasts, etc)
  • Quem é sua maior referência? 
  • Com que frequência compra online?
  • O que mais atrai na hora de efetuar uma compra?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Quais benefícios os nossos produtos e serviços oferecem para você?
  • Como você ficou sabendo da nossa empresa?
  • Com que frequência você utiliza os nossos produtos ou serviços?

 

Reúna toda a Equipe para Discutir os Resultados

Toda a equipe da empresa pode contribuir no processo de pesquisa de persona. Reúnas todos os dados coletados e inicie um debate com os demais membros da equipe para alinhar todos os detalhes e criar personas realmente eficientes.

Fique Sempre Atento a Mudanças

Depois de finalizada a persona é preciso continuar acompanhando mudanças nos comportamentos do consumidor. Assim, é possível manter as personas sempre atualizadas e continuar com a efetividade delas.

Criar Personas pode ser uma tarefa difícil, mas sabendo as perguntas certas, essa etapa fica mais simples do que se imagina. Conte com a IDW Digital para investir em Marketing. Não deixe de alcançar as melhores posições, entre em contato já!

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