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Entenda como o perfil do consumidor vai mudar com a pandemia do COVID-19

Em decorrência da crise mundial provocada pela COVID-19, tudo está mudando completamente e a palavra de ordem é ADAPTAÇÃO. Mas, para que a sua empresa se adapte, é necessário analisar as mudanças no comportamento do consumidor e nas relações de consumo. Acompanhe!

Como o consumo está mudando hoje e como será a partir disso?

O isolamento social mantém as pessoas afastadas fisicamente de tudo: amigos, familiares, trabalho, lazer e também das empresas! Como forma de prevenção e com diversos tipos de comércio fechados, os consumidores estão evitando as lojas físicas e, com isso, aumentando o volume de compras online, mesmo para se abastecer dos itens básicos disponíveis nos serviços essenciais. Além disso, os consumidores passaram a ficar mais cautelosos durante as compras.

Estamos passando por uma transformação digital forçada, que tem exigido a adaptação das empresas em tempo recorde. É necessário rever a relação com os consumidores e se adaptar ao “digital” e ao relacionamento remoto rapidamente, alterando o Customer Experience (CX) diariamente.

Muita coisa vai mudar, mas não a nossa predisposição para o consumo! Os consumidores deixaram de observar somente os preços e os produtos das empresas, mas passaram a observar o todo.

Marketing Digital como solução e inovação.

É nesse sentido que o Marketing Digital vem a ser mais que um remédio para a crise, mas uma oportunidade de evolução. Com esta visão, temos que avaliar os cenários, definir prioridades, adaptar estratégias e identificar oportunidades. E, para atuar de forma estratégica e eficiente, precisamos estabelecer ações de curto, médio e longo prazo, obtendo o melhor aproveitamento possível dos recursos disponíveis.

Hoje, já entendemos que os consumidores não buscam apenas produtos e serviços, eles procuram conhecimento, envolvimento experiências, valores e atitudes relevantes. Por isso, assim como a gestão da sua empresa, o marketing também deve ser considerado de modo amplo e dinâmico.

Pensemos no Marketing digital da seguinte forma:

• Ferramenta de compreensão: Capacidade de reunir informações relevantes com rapidez para elaborar uma estratégia;
• Estratégia de continuidade: Solução que mantém a continuidade do relacionamento e da empresa em diferentes tipos de adversidades;
• Oportunidade de inovação: Inovar e criar oportunidades nesse momento é necessário, mas não basta simplesmente mudar por mudar, precisamos evoluir de maneira coerente, considerando as transformações que ocorrem diariamente nas empresas e no comportamento dos consumidores.

Olhando por este ângulo, fica fácil de entender por que não se deve deixar de investir em marketing digital, principalmente em tempos de crise, não é mesmo?

Como pensar o seu modelo de negócio

Sugerimos as seguintes questões para pensar o seu modelo de negócio:

• Como a sua marca pode criar vínculo com os consumidores mesmo sem vender o seu produto ou serviço?
• Como seus clientes podem enxergar a sua marca como aliada nesse momento de crise?
• Como demonstrar as vantagens recíprocas do negócio sem colocar em pauta os resultados financeiros?

A melhor estratégia

As ações recomendáveis para este momento devem seguir as seguintes estratégias:

• Simplificar o portfólio de produtos ou serviços;
• Aumentar a acessibilidade, utilizando os diversos canais (omnichannel);
• Reforçar a confiança;
• Posicionar-se no mercado para a retomada.

As empresas que compreenderam primeiro que os consumidores buscam experiências digitais mas sem abandonar as conexões humanas largaram na frente!
Neste período desafiador, a melhor coisa a fazer é aproximar-se do seu público e elevar a confiança do seu consumidor para que consiga acelerar rapidamente as vendas no primeiro sinal de estabilização e retomada.

Conte com a IDW Digital para criar um modelo de aquisição de clientes sob medida para o seu negócio, que gerará leads em quantidade e permitirá prospectar, negociar e fechar negócios online.

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