O remarketing e o retargeting podem trazer diversas vantagens para a sua empresa, principalmente com relação ao engajamento de clientes, aumento das taxas de conversão e melhor percepção da sua marca na internet. Mas estas estratégias são constantemente confundidas, fazendo com que as empresas deixem de aproveitar todo o potencial de resultados que elas oferecem.
Por isso, a seguir, detalhamos as diferenças e ainda fornecemos algumas dicas valiosas de como desenvolvê-las para o sucesso das ações de marketing digital da sua empresa. Confira!
Esta estratégia é relacionada ao uso de e-mail marketing para reengajar um público que já tem interesse nos seus produtos ou serviços: leads ou mesmo clientes.
Um exemplo tradicional e bastante eficiente é o e-mail marketing enviado para convidar a pessoa que adicionou itens ao carrinho, mas abandonou a compra, a concluir o pedido.
Além de utilizar essa estratégia para reverter o abandono do carrinho, é possível utilizá-la oferecendo promoções realizadas no seu site ou descontos para compras futuras ou em troca de indicações de novos consumidores, fazendo com que aquele consumidor que estava “sumido” volte a interagir, e para manter um relacionamento próximo e ativo com os seus clientes.
A construção do relacionamento pode ser realizada com diferentes ações, incluindo a oferta de materiais ricos, que fazem parte da estratégia de marketing de conteúdo, se o seu objetivo for nutrir o lead até a próxima compra.
A estratégia de remarketing pode fazer toda a diferença nas práticas digitais da sua empresa, além de viabilizar as seguintes vantagens:
O remarketing funciona como um canal para engajar clientes via e-mail marketing, aumentando as chances de retenção, fazendo com que eles voltem a acessar o seu site, se mantendo ativos e, por isso, pode elevar as vendas.
Ainda que o seu consumidor tenha uma experiência positiva com uma compra, a construção do relacionamento dependerá de sua marca manter um contato ativo. Mantendo o relacionamento ativo via e-mail, há mais chances de que ele volte a procurar a sua marca, pois teve melhor percepção dela durante este período.
Independentemente do cenário em que utilizar o remarketing, esta estratégia viabiliza o retorno do consumidor ao seu site, fornecendo uma nova oportunidade de comprar e, assim, aumentando sua taxa de conversão.
Esta estratégia, por sua vez, consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a sua marca, independente do canal que utilizaram.
Por exemplo, quando o visitante acessa o seu site, que está devidamente configurado para esta estratégia, coleta dados da navegação por meio de cookies. Então, se ele acessar a página de um produto, mas não finalizar a compra, é possível resgatar a informação do produto acionando o cookie.
Dessa forma, as ferramentas como Google Ads e Facebook Ads sabem exatamente qual anúncio exibir, de acordo com o comportamento coletado. Assim, esta estratégia realiza a segmentação dos anúncios, aumentando sua efetividade.
O retargeting pode ser dividido em dois tipos:
Não é à toa que a estratégia de retargeting é uma das mais recomendadas para empresas de diferentes segmentos! Afinal, oferece diversas vantagens, dentre as quais destacamos as seguintes:
Com uma estratégia bem segmentada, oferecendo um anúncio compatível com o interesse demonstrado anteriormente ou direcionando para uma landing page relevante, é possível impactar novamente o usuário e criar chances reais de vendas.
Saber quem acessou o seu site e o que esse usuário visualizou reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), afinal, fica muito mais fácil fazer uma campanha eficiente com anúncios de acordo com o comportamento dos seus consumidores.
O restargeting permite que os consumidores vejam que a sua marca tem presença ativa na internet, melhorando sua percepção sobre ela. Isso afeta direta e positivamente a construção do relacionamento com o cliente.
Planejar e executar as estratégias mais adequadas de marketing digital de acordo com as características do negócio é um desafio constante. A combinação destas estratégias impacta positivamente o consumidor e torna a presença online da sua marca mais completa, e tem grande potencial de aumentar as vendas. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e tornar essa presença agressiva, tem que ser na medida certa!
Por isso, é necessário desenvolver boas práticas de ambas as estratégias, para que ofereçam qualidade e relevância ao seu cliente. Quer saber como?
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