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Remarketing e Retargeting: Você Entende a Diferença?

O remarketing e o retargeting podem trazer diversas vantagens para a sua empresa, principalmente com relação ao engajamento de clientes, aumento das taxas de conversão e melhor percepção da sua marca na internet. Mas estas estratégias são constantemente confundidas, fazendo com que as empresas deixem de aproveitar todo o potencial de resultados que elas oferecem.

Por isso, a seguir, detalhamos as diferenças e ainda fornecemos algumas dicas valiosas de como desenvolvê-las para o sucesso das ações de marketing digital da sua empresa. Confira!

O que é remarketing?

Esta estratégia é relacionada ao uso de e-mail marketing para reengajar um público que já tem interesse nos seus produtos ou serviços: leads ou mesmo clientes.

Exemplos de remarketing

Um exemplo tradicional e bastante eficiente é o e-mail marketing enviado para convidar a pessoa que adicionou itens ao carrinho, mas abandonou a compra, a concluir o pedido.

Além de utilizar essa estratégia para reverter o abandono do carrinho, é possível utilizá-la oferecendo promoções realizadas no seu site ou descontos para compras futuras ou em troca de indicações de novos consumidores, fazendo com que aquele consumidor que estava “sumido” volte a interagir, e para manter um relacionamento próximo e ativo com os seus clientes.

A construção do relacionamento pode ser realizada com diferentes ações, incluindo a oferta de materiais ricos, que fazem parte da estratégia de marketing de conteúdo, se o seu objetivo for nutrir o lead até a próxima compra.

Vantagens do remarketing

A estratégia de remarketing pode fazer toda a diferença nas práticas digitais da sua empresa, além de viabilizar as seguintes vantagens:

· Engajamento de clientes

O remarketing funciona como um canal para engajar clientes via e-mail marketing, aumentando as chances de retenção, fazendo com que eles voltem a acessar o seu site, se mantendo ativos e, por isso, pode elevar as vendas.

· Percepção da marca

Ainda que o seu consumidor tenha uma experiência positiva com uma compra, a construção do relacionamento dependerá de sua marca manter um contato ativo. Mantendo o relacionamento ativo via e-mail, há mais chances de que ele volte a procurar a sua marca, pois teve melhor percepção dela durante este período.

· Conversão

Independentemente do cenário em que utilizar o remarketing, esta estratégia viabiliza o retorno do consumidor ao seu site, fornecendo uma nova oportunidade de comprar e, assim, aumentando sua taxa de conversão.

O que é retargeting?

Esta estratégia, por sua vez, consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a sua marca, independente do canal que utilizaram.

Exemplos de retargeting

Por exemplo, quando o visitante acessa o seu site, que está devidamente configurado para esta estratégia, coleta dados da navegação por meio de cookies. Então, se ele acessar a página de um produto, mas não finalizar a compra, é possível resgatar a informação do produto acionando o cookie.

Dessa forma, as ferramentas como Google Ads e Facebook Ads sabem exatamente qual anúncio exibir, de acordo com o comportamento coletado. Assim, esta estratégia realiza a segmentação dos anúncios, aumentando sua efetividade.

O retargeting pode ser dividido em dois tipos:

  • on-site: para engajar novamente usuários que já acessaram o site e apresentaram interesse em itens específicos, viabilizando a segmentação dos anúncios;
  • off-site: para prospectar clientes, abordando usuários que interagiram com a marca por outros canais.

Vantagens do retargeting

Não é à toa que a estratégia de retargeting é uma das mais recomendadas para empresas de diferentes segmentos! Afinal, oferece diversas vantagens, dentre as quais destacamos as seguintes:

· Vendas

Com uma estratégia bem segmentada, oferecendo um anúncio compatível com o interesse demonstrado anteriormente ou direcionando para uma landing page relevante, é possível impactar novamente o usuário e criar chances reais de vendas.

· Custo de aquisição

Saber quem acessou o seu site e o que esse usuário visualizou reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), afinal, fica muito mais fácil fazer uma campanha eficiente com anúncios de acordo com o comportamento dos seus consumidores.

· Branding

O restargeting permite que os consumidores vejam que a sua marca tem presença ativa na internet, melhorando sua percepção sobre ela. Isso afeta direta e positivamente a construção do relacionamento com o cliente.

Como combinar as estratégias de remarketing e retargeting?

Planejar e executar as estratégias mais adequadas de marketing digital de acordo com as características do negócio é um desafio constante. A combinação destas estratégias impacta positivamente o consumidor e torna a presença online da sua marca mais completa, e tem grande potencial de aumentar as vendas. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar e tornar essa presença agressiva, tem que ser na medida certa!

Por isso, é necessário desenvolver boas práticas de ambas as estratégias, para que ofereçam qualidade e relevância ao seu cliente. Quer saber como?

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