fbpx
menu x

5 KPI's essenciais para analisar o seu negócio

Como você mede os resultados e o desempenho do seu negócio hoje?

Sabemos que surgem dúvidas a respeito do que exatamente se deve mensurar periodicamente, como fazer essa análise e, principalmente, quais são as vantagens que a mensuração contínua pode trazer.

Os Indicadores-Chave de Performance (KPIs) são todas aquelas métricas de mais relevância para a sua empresa e que refletem e impactam diretamente os resultados do seu negócio. É necessário compreender a diferença de “métrica” simplesmente e KPIs porque, muitas vezes, empresários acabam focando em métricas que não são estratégicas em vez de dar atenção àquelas que são realmente decisivas.

Estes indicadores variam de acordo com o objetivo da empresa, mas existem alguns que são universais para acompanhar e entender se o seu negócio está sendo lucrativo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para mostrar os principais indicadores-chave de performance que você precisa acompanhar para analisar o sucesso do seu negócio.

Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

Mede quanto custa conquistar cada cliente. Para encontrar este valor, é necessário somar todos os gastos em marketing e vendas e dividir pelo número de clientes que foram conquistados no mesmo período.

Lifetime Value (LTV)

Representa quanto tempo cada cliente costuma ficar na sua empresa e sua frequência de compra. É necessário analisar qual é o gasto médio de cada cliente, pois só se tem lucro real quando o valor de compra é superior ao custo de aquisição (CAC). Se O LTV estiver baixo, pode-se concluir também que a retenção de clientes não está boa.

Retorno sobre Investimento (ROI)

Indica se a receita se sobrepõe aos custos gerados pelas campanhas de marketing. Com esse indicador-chave de performance, é possível descobrir se a empresa está recuperando o tempo e o dinheiro investidos, em resultados reais. Para calcular o ROI, basta fazer o seguinte cálculo:

ROI = (retorno do investimento - custo do investimento) / custo do investimento

Taxa de Conversão

Calcula quantos leads se converteram em clientes efetivos. É preciso dividir o número de clientes conquistados pela quantidade de leads gerados no mesmo período. Se este indicador estiver baixo, é hora de rever as estratégias utilizadas e encontrar soluções mais interessantes, que aumentem as chances de venda para seu negócio.

Taxa de Churn

Ao contrário da Taxa de Conversão, este indicador mensura a porcentagem de clientes que abandonaram a sua empresa. Representa a taxa de evasão, indicando se a fidelização e retenção de clientes está boa. Basta dividir o número de clientes perdidos pela quantidade total de clientes existentes no início do mesmo período.

O que fazer quando os KPIs não estão dentro do parâmetro esperado?

Nesses casos, o ideal é encontrar estratégias de marketing que reduzam o CAC e ações de vendas que estimulem o aumento do ticket médio do seu negócio.

Independente dos indicadores, é importante criar uma rotina de otimização de estratégias para alcançar seus objetivos de forma mais rápida e prática. Todas as informações coletadas devem ser aproveitadas para reestruturar as ações da melhor maneira possível, conquistando resultados cada vez mais interessantes para o seu negócio.

As empresas que fazem uma boa análise de KPI e trabalham de forma estratégica conseguem se destacar no mercado, aumentar a rentabilidade e transformar a realidade do negócio.

Faça um Orçamento Agora!
Powered by