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Como a Automação de Marketing pode aumentar as vendas do seu E-commerce?

Muitos empresários procuram a melhor maneira de investir menos e vender mais, mas a forma mais eficaz é a Automação de Marketing.

Através dela você consegue vender no momento certo e para quem realmente está pronto. Sem falar na automação das ações de marketing do e-commerce que humaniza a comunicação e ajuda no direcionamento das ações do comércio eletrônico.

O processo começa com o monitoramento e segmentação, passando por algumas etapas até a identificação de tendências e oportunidades de negócio, fazendo com que se crie um relacionamento transparente e relevante com os seus clientes.

Veja abaixo alguns exemplos de uso de um e-commerce integrado com uma ferramenta de automação de marketing.

Alinhar todos os canais na mesma estratégia

Muitos não sabem, mas utilizar as redes socias como apoio da estratégia de vendas pode trazer resultados bem positivos, porém as estratégias devem se conversar.

O ideal é conectar ferramentas que permitam a gestão de conteúdo nas mídias sociais, anúncios no Facebook, remarketing, envio de e-mails automatizados e, claro, a gestão da loja virtual. Desde o Quiz divertido no Facebook, passando pelo e-mail que o Lead recebe para acelerar a jornada de compra até a visita na loja e a compra faturada, tudo precisa se conectar. Dessa maneira, além de melhorar os resultados em vendas, você melhora a experiência de compra para o cliente.

Origem das vendas

Analisar quem comprou, em qual momento e por qual canal vai ajudar a investir no que trouxer maior retorno. Existem diversas ferramentas que analisam os canais de marketing digital e os históricos de Lead e fazer essa análise é essencial para entender o comportamento de compra dos seus atuais e futuros clientes.

Através da ferramenta você consegue saber, por exemplo, que o Jorge, um Lead, comprou um boné depois de buscar por “boné de aba curva” no Google, acessar um artigo do seu blog e clicar no link para sua loja virtual.

Comunicação Segmentada

A segmentação pode ser realizada de acordo com os dados que o Lead fornece. Na hora do cadastro em uma Landing Page você pode perguntar sobre qual categorias de produtos e com que frequência o usuário deseja receber ofertas, por exemplo. A partir daí, enviar apenas conteúdo relevante para esse grupo de Leads.

Também é possível agrupar pessoas pelos produtos que compraram, enviando mensagens com objetivo de cross-selling, ou seja, identificar e sugerir produtos complementares para aumentar a receita.

Analisar e acompanhar resultados

Todo mês são coletados nas empresas, muitos dados que geram relatórios de marketing e vendas, porém sem um objetivo.

Para garantir que o acompanhamento de dados de todos os canais traga um entendimento real do que está funcionando e do que precisa ser otimizado, os sistemas utilizados na operação precisam estar integrados.

A análise de indicadores é fundamental para balizar tomadas de decisão em todas as áreas do e-commerce. Calcular o ROI de marketing digital do último mês, por exemplo, é uma excelente forma de provar o investimento em determinados canais e estar alinhado com a estratégia de vendas do e-commerce.

A IDW Digital conta com as principais soluções do mercado de e-commerce, permitindo que as empresas acompanhem a jornada do cliente desde a atração até a venda. Venha tomar um café e iremos encontrar a melhor estratégia para aumentar as vendas do seu e-commerce!

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